Nunca foi novidade no município de Pilões, assim como em muitos municípios da região do agreste paraibano, que as condições sanitárias do sistema de abatimento de bovinos são extremamente precárias.
A começar pela localização do matadouro público que encontra-se encravado na Zona Urbana da cidade, causando risco de saúde para os vizinhos, espalhando fedentina e constrangendo-os com o barulho dos animais ao serem abatidos.
As condições de trabalho e higiene no interior do matadouro também são precárias. A limpeza é feita de forma incorreta, assim como a forma rudimentar de levar o animal a óbito.
O transporte da carne até o mercado público aos sábados, normalmente é realizado por um trator do município que, sem nenhuma precaução de higiene, realiza o translado num carroção fechado. Porém, na última semana, o flagrante da carne sendo transportada numa caminhonete S-10, chocou alguns moradores que presenciaram a cena.
Trata-se da caminhonete de um familiar da Gestora Municipal que não tem condição nem permissão alguma para realizar o trabalho.
Até o momento, não registramos intervenção do Ministério Público ou outros órgãos competentes no sentido de coibir ou sanar o desmando existente no abatimento e transporte de carne. Resta à população pilonense pensar várias vezes antes de comprar um quilo de carne no comércio local e passar a reivindicar os direitos de ter uma carne de qualidade no mercado.
Adriano Silva
Da Redação do Portal Pilões News
Postar um comentário