O Exército mobilizou nesta terça-feira (21) uma tropa de 100 homens para ajudar na remoção dos escombros e limpeza do município de Xanxerê, na zona oeste de Santa Catarina,atingido por um tornado na tarde desta segunda-feira (20).
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil mantém contato com a Defesa Civil estadual para levantamento dos estragos e definição de como será a ajuda do governo federal. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, deve ir a Xanxerê nesta tarde.
Duas pessoas morreram, 120 ficaram feridas e três estão hospitalizadas em estado grave, segundo a Defesa Civil. Mais de 1.000 pessoas estão desabrigadas e pelo menos 2,6 mil edificações sofreram algum tipo de dano em seis bairros do município.
O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, vai liberar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para as famílias atingidas pelo tornado. Segundo ele, a liberação do dinheiro servirá para que as famílias tenham condições de dispor de algum recurso para reconstruir suas casas.
Dias procurou o prefeito de Xanxerê, Ademir Gasparino, para transmitir solidariedade e informar sobre a liberação do FGTS. O processo de liberação do FGTS inclui a decretação de estado de calamidade pública pelo município, que ser providenciada pelo prefeito.
Agência Brasil
Postar um comentário