Com apenas uma média de três horas semanais de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a estudante universitária Bárbara Navine, de 30 anos, que mora em João Pessoa, conseguiu estar entre os 250 candidatos que alcançaram a nota máxima na prova de redação na última edição do exame. Ela cursa Administração no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), e teve que driblar o desafio do cansaço diário, causado pelo trabalho durante o dia e o curso superior no período noturno, para poder se dedicar a todos assuntos abordados nas disciplinas do exame, mas confessa: “redação foi a que eu menos me preocupei”.
Esta foi a segunda tentativa da estudante no Enem, que tem como meta cursar Odontologia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na primeira, ela contou que a nota da redação não chegou nem perto desta última. Entretanto, o que a deixou ainda mais surpresa foi que, justamente na disciplina na qual gostou menos tempo em estudos, obteve o seu melhor resultado. “Eu rabiscava alguns temas quando estudava, no entanto, gastei bem mais tempo com matemática, onde consegui a pior nota de todas as disciplinas. O resultado foi uma surpresa!”, comentou.
Por conta do dia intenso, Bárbara explicou que não tinha como manter uma rotina rigorosa de estudos. Mesmo assim, procurava ler bastante quando podia e também buscava ter um horário, em meio à correria diária, para outras matérias, estudando após as aulas noturnas do curso superior e nos finais de semana. No entanto, ela ressalta que nunca se trancou em casa, programava o seu tempo de uma forma que era possível, por exemplo ir à praia e shoppings.
Ela também disse ter sido pega de surpresa pelo tema da prova. “Me admirei muito com o tema. Com isto, debati coisas do cotidiano, o que vejo em propagandas e sua influência na vida das pessoas. Considero também ter um bom português. Aliás, fui muito bem nessa disciplina também. Na minha preparação, li temas diversos e me mantive atualizada, isto fez a diferença na hora de construir o texto”, contou Bábara.
No momento em que recebeu o resultado, a estudante não tinha noção de que estava entre os poucos candidatos que conseguiram atingir mil pontos na redação. Apesar da alegria, Bárbara ainda não teve tempo de comemorar sua nota, pois está no final do período do seu curso atual. "Apesar de amar Administração, cursar Odontologia sempre foi um sonho", disse. Ela contou que, conforme a divulgação da última nota de corte, na madrugada desta quarta-feira (22), está dentro das vagas do Sisu para o curso desejado.
COM G1 PB
Postar um comentário