ULTIMAS NOTICIAS
Share Button

sábado, 11 de outubro de 2014

Agricultores comemoram sucesso da Feira Agroecológica da Reforma Agrária e preparam a próxima edição

Foi inaugurada, na última quinta-feira (9), a Feira Agroecológica da Reforma Agrária, em Campina Grande. Na feira, que acontecerá semanalmente, na Praça Clementino Procópio, todas as quintas-feiras, das 6h às 14h, 40 famílias de 16 assentamentos da reforma agrária da região da Borborema comercializarão uma grande variedade de alimentos produzidos sem agrotóxicos e adubos químicos.
A agricultora Rosicleide de Luna, do Assentamento Santa Cruz, em Campina Grande, foi uma das mais satisfeitas com o resultado da feira. Rosicleide levou ovos de capoeira, fava, couve, jerimum, feijão carioquinha, feijão verde, laranja cravo e limão para comercializar na feira e ao final, disse que sobrou apenas um jerimum. Animada para a segunda edição da feira, que acontece na próxima quinta-feira, 16, disse que vai trazer mais produtos e está motivada a plantar mais diversidades porque terá um espaço fixo para a comercialização. Os produtos fizeram bastante sucesso entre os consumidores por não possuírem agrotóxicos e a maioria dos agricultores dos assentamentos vendeu todos os produtos que levou.
A abertura oficial da Feira Agroecológica da Reforma Agrária contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas, a do secretário municipal de Agricultura, Fábio Medeiros, que na oportunidade representou o prefeito Romero Rodrigues, e Marcos Faro, representando a Superintendência do Incra/PB. Todos ressaltaram a importância da feira como geração de renda para os agricultores dos assentamentos, o fortalecimento da agricultura familiar e para que os consumidores possam consumir produtos de qualidade, levando produtos sem agrotóxicos ou adubos químicos para as suas mesas. Durante a feira, também aconteceram apresentações culturais, com o Trio Forroziando e o cantor e poeta popular Eusébio Remígio, além de distribuição de mudas de plantas medicinais.
A consumidora Maria do Carmo Lima, que aproveitou para adquirir algumas frutas e verduras, falou sobre a vantagem de negociar diretamente com os agricultores, sem a presença dos atravessadores, e disse que vai virar frequentadora assídua da feira.
Agricultores de pelo menos 16 dos 31 assentamentos localizados em municípios da região da Borborema e que recebem assistência técnica, social e ambiental da Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap) estiveram comercializando seus produtos na abertura da feira.
A feira é uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Autopromoção (Coonap), entidade contratada pelo Incra para prestar serviços do Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental para a Reforma Agrária (Ates) a 31 assentamentos na região, o Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS), a Prefeitura de Campina Grande e o Núcleo de Extensão Rural e Pesquisa Agroecológica (Nera) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Com Assessoria 

SOBRE ""

Editor e Diretor do portal Pilões News,Radialista atuante na Radio Pilões Alternativa apaixonado pela noticia com Credibiliadade.

Postar um comentário

 
Copyright © 2014 PORTAL PILÕES NEWS
|