O Parque Solon de Lucena está passando pela primeira grande revitalização em quase 100 anos e ficará de cara nova em breve. O último projeto desse porte elaborado para o local foi em 1924, feito pelo engenheiro Saturnino de Brito, que só foi executado na década de 30. Com a obra, o desejo de muitos paraibanos em reativar o local como um espaço de lazer está mais próximo de se tornar realidade. A primeira fase do projeto, já em obras, visa solucionar os problemas de inundação nos períodos de chuva.
Essa etapa marca o início de uma nova fase da Lagoa. Em suas margens, será construído um píer, um mirante para exercício e contemplação da natureza, área para apresentações artísticas, teatro de arena e área infantil. Passado esse estágio, haverá a construção de uma área para o comércio de artesanato e quiosques de alimentação.
O projeto prevê a construção de uma área com quadra poliesportiva, vôlei de praia, pista de ‘cooper’ e de skate, ciclovia, local para aluguel de bicicletas e inclusão de atividades esportivas náuticas, como pedalinho, caiaques, canoagem e ainda o reflorestamento do Parque. A obra pretende instalar iluminação e segurança de alto padrão. O investimento total é de R$ 40 milhões.
A primeira etapa corresponde ao desassoreamento da Lagoa, construção de um muro de encosta e de um túnel para o escoamento das águas para o Rio Sanhauá, essas medidas visam à recuperação do seu leito natural. Mais de 10 mil m³ de material já foram removidos do fundo da Lagoa. Está sendo utilizado o método não destrutivo, viabilizando o processo e causando um menor impacto na sociedade e no tráfego de veículos na região.
O secretário de Planejamento, Rômulo Polari, explicou que a segunda etapa corresponde ao plano de urbanização. “João Pessoa voltará a ter um dos mais belos cartões-postais. A população ganhará mais que um espaço público, mas uma opção de lazer, descanso e contemplação da natureza. Pretendemos ainda implantar memoriais dos grandes vultos da cultura paraibana”, contou. As obras desta etapa serão iniciadas ainda neste semestre.
Primeira etapa
Essa fase teve um custo de R$ 20 milhões e tem previsão de terminar em 12 meses. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa, mas conta com a participação das secretarias municipais de Meio Ambiente, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano.
Redação: Com Secom-JP
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